Orientações para auxiliar no preenchimento
- Foi produzido o modelo no formato Word, e as comunidades/grupos que tiverem dificuldades no seu preenchimento procurem ajuda de membros, familiares, amigos, ou mantenham contato com a Comissão de Formação, conforme a última observação abaixo. O retorno deste arquivo à Comissão de Formação deverá ser, preferencialmente, em formato PDF, até o dia 31 de janeiro de 2026, por e-mail (ver abaixo).
- Os grupos vocacionados e aspirantes deverão seguir o presente modelo, procedendo-se as adaptações para a situação específica da condição de grupo.
- Responder/anotar a informação logo à frente do tópico ou abaixo.
- Se houver algum item/tópico para o qual não haja informação a ser anotada, deixe-o em branco (exemplo: Ereção canônica), exceto os campos do “Encontro Formativo” que deverão ser apagados, conforme observação abaixo.
- No tópico “Contexto da comunidade/grupo” anote sucintamente as peculiaridades, tais como: distância de residência dos membros da comunidade (se é perto ou longe), idade média dos membros, dificuldades encontradas, pontos fortes e fracos, breve informação histórica etc.
- No tópico “Metas/propósitos para 2026” anote objetivos para o ano, alguma inovação ou atividade que se deseja empreender, a considerar o estágio atual e àquele que se busca. Exemplos: atrair vocações, melhorar a vida fraterna, implementar retiro de silêncio, aperfeiçoar a oração comunitária, organizar os livros e registros, adotar apostolado comunitário ou acompanhamento fraterno etc.
- No item “Presencial/on-line” dos encontros formativos deve-se considerar que a reunião formativa precisa ser necessariamente presencial e muito excepcionalmente ela será online.
- No item “Atividades” dos encontros formativos, serão anotadas as atividades que compõem a reunião formativa ordinária, por exemplo: acolhida, oração mental, formação, recreio, Liturgia das Horas etc.
- No campo “Encontro formativo”: a) O campo que não for aproveitado deverá ser apagado. Por exemplo: se numa reunião for realizada formação geral, deverá ser apagada os campos da formação de turmas, e vice-versa; se não houver uma das turmas anotadas, os campos correspondentes devem ser apagados.
b) No item “Responsável”, se ainda não estiver definido o nome do formador responsável, poderá ser anotado “equipe formativa”, se for formador externo anote seu nome ou “a ser definido”.
- No campo “OBSERVAÇÕES” deverão ser anotadas, no respectivo mês, os esclarecimentos, as atividades especiais, tais como: outras formações, retiros, confraternizações, eventos, formações externas, apostolado, promoção vocacional, recreios extraordinários, acompanhamento vocacional, leituras de obras carmelitanas ou gerais, celebração das promessas ou admissão, pascoela etc. Não confundir com os tópicos “Contexto da comunidade/grupo” e “Metas/propósitos para 2026”.
- Para sanar qualquer dúvida, procure o(a) conselheiro(a) regional da comunidade, o(a) encarregado(a) regional da formação ou escreva para o e-mail: formacao@ocds.org.br.
- Anotar em “Encontro formativo” as fichas vindas da Casa Geral – OCD.


